quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A polêmica sobre a série Super Drags


A nota de repúdio de um deputado do Acre, pedindo providências ao Ministério Público, além do pedido de cancelamento da série, feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria, mostram, mais uma vez, que as pessoas parecem não entender muito do meio sobre o qual estão falando.
Não critico a preocupação com o que as crianças assistem. Ela é necessária, claro. O que eu critico são os argumentos e as exigências.
Animações ("desenhos") para jovens adultos/adultos existem há anos e a Netflix tem vários exemplos, inclusive mais "pesados" que Super Drags (Police Paradise, Big Mouth, Rick & Morty...). Mas todos tem classificação de idade e não vão aparecer no perfil KIDs,
A série é classificada para acima de 16 anos, ou seja não é para crianças. E isso fica bem claro.
"Ah, mas a série mostra heróis e quem se interessa por heróis? As crianças."
Não. É só prestar um pouco de atenção no mundo do entretenimento para perceber que heróis sempre fizeram sucesso com crianças E adultos. Há vários conteúdos de heróis para adultos, na Netflix (Demolidor, Justiceiro, Defensores...) e no cinema (Logan, Deadpool). Crianças se interessam? Claro, mas aí é que entra um item até então ignorado: a responsabilidade dos pais.
Se você, pai, não fica atento ao que seu filho assiste na internet, se ele está acessando seu perfil da Netflix, a culpa não é da plataforma, é sua.
Até porque ele pode ver conteúdo não indicado no Youtube ou em outros sites explicitamente adultos, muito piores que a série.
Ou seja, os pais tem de assumir a responsabilidade pelo que os filhos assistem/fazem na internet e o governo e organizações deveriam se preocupar em como tornar isso possível.
Em tempo: no link da matéria, há uma imagem em que Netflix responde a uma mensagem do deputado, no Twitter, mostrando como colocar senha para que não se possa ver nada a partir de determinada classificação etária. Ou seja, recursos há. Basta informação.

Leia também: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/super-drags-deputado-pede-providencias-ao-ministerio-publico-em-relacao-a-animacao/

Nenhum comentário: