quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Minha opinião sobre Avatar

Desde que minha filha nasceu eu não fui mais ao cinema, por motivos que não vem ao caso agora. Isso foi há dois anos e meio, quando vi Transformers. Entretanto não podia perder o tão falado Avatar.

Peguei a sessão das 21:15hs, no Cine Veneza. Segunda semana, deu só 2/3 da sala ocupada.
A enredo em si não traz nada de novidade, houve umas duas ou três cenas que me fizeram prever algo que estava por vir, mas nada que prejudicasse o filme. Ou seja, se não é o destaque, também não estraga a obra.

O que vale mesmo é o espetáculo visual em que mergulhei, ou, em uma só palavra: Pandora. Florestas com diversos tipos de vegetação, cachoeiras, vários tipos de animais, nunca vi tanto em um só filme e de forma tão realista. Não dava pra dizer, isso não existe, Pandora parecia um planeta (ou seria lua) real, onde foram feitas as filmagens.

Quando já estava me acostumando com a beleza do lugar, novos cenários surgiam, mais surpreendentes ainda. E a batalha final foi de arrepiar!

Só para se ter uma ideia, nas fileiras à minha frente sentaram-se vários (pré-)adolescentes. Achei que iriam fazer algazarra durante o filme, mas nas 2:30 de duração, não se ouviu nenhum pio no cinema!

Claro, alguns fatores pesaram negativamente para uma avaliação isenta:

  • Eu já dormira mal na noite anterior e meu corpo pedia por cama; se em um momento eu queria que o filme acabasse logo, era por causa disso;
  • Todo filme desse tipo gera uma grande expectativa e acabamos sendo mais exigentes que o normal;
  • Acabara de ouvir um podcast sobre os filmes de Martin Scorcese. Embora sejam estilos completamente diferentes, no subconsciente acabamos fazendo comparações.
Embora prefira filme legendado, este eu gostaria de ter visto dublado, para prestar mais atenção nos detalhes, além  do que a dublagem também foi muito elogiada.

Resumindo, o filme é incrível, dentro do estilo dele, que, obviamente, não agradará a todos. Adorei ter visto no cinema, fiquei com mais vontade de assistir em 3D. E saí com a sensação de que tudo pode ser feito no cinema, desde que se possa pagar pela tecnologia.

Na minha opinião, baixar na internet um .rmvb pra assistir num monitor de 17´´ seria um sacrilégio. Se não puder ir ao cinema, espere sair na locadora e assista na casa do seu amigo que tem BluRay e TV acima de 29''. Vai valer a pena.

Escrevi também: Fiquei boquiaberto com Avatar, no StarrTec.

Avatar no IMDB, e-pipoca, Nerdcast Jovem Nerd, Adoro Cinema

2 comentários:

Sony Santos disse...

O que absorvi da propaganda na TV: um filme infantil que tem um homem esquisito de cara azul que é muito feio. Não me interessei.

Não importa se foi o filme mais caro da história; não souberam fazer bichinhos atraentes nem investir em propaganda.

Agora, que você falou que o filme vale mais pelos efeitos especiais e realistas de Pandora do que todo o resto, coisa que eu não havia ouvido falar antes, é que me pintou uma ponta de curiosidade.

A descrição dos seus fatores de influência negativa, na verdade, faz de sua avaliação ainda mais positiva, pois apesar de ter dormido mal e de ter uma expectativa alta, você só elogiou o filme.

Não basta ser uma TV grande; tem que ser Full HD!

Sony Santos disse...

Quero te agradecer por me convencer a assistir Avatar. Valeu a pena! coloquei meus comentários em http://gigawiki.com/sony/avatar.