segunda-feira, 3 de julho de 2006

Ter estabilidade pode ser não ter crescimento

Segunda-feira última (26/06) foram abertas as inscrições para o Concurso da Prefeitura de Avaré, (acredito que o último do ano).
E o enorme número de pessoas interessadas mostra, pra mim, uma triste realidade:
Existe um grande número de pessoas desempregadas ou que têm muito medo de perder o emprego.
Esse medo é tanto que a vontade de se estabilizar supera em muito outros pontos, antes fundamentais, para se escolher uma carreira.
Vocação e "trabalhar com o que gosta" parecem ser "luxos" totalmente sem importância.
E isso, ao meu ver, não é nada bom para o indivíduo e para a sociedade.
Finalizando, pessei a um amigo meu, que também quer prestar o tal concurso, as situações em que entrar na Prefeitura pode valer a pena:
  • Estar desempregado;
  • Estar empregado, ganhando o mínimo ou sendo explorado;
  • Estar prestes a ser mandado embora;
  • Ter uma fonte de renda principal, querer mais algum pra gastar e estar cansado de não fazer nada.
Claro, existem exceções (de candidatos e de prefeituras), mas o fato é que o bolo não é tão doce quando se imaginam e mesmo assim mais e mais pessoas querem um pedacinho. E como o bolo quase não cresce, cada vez mais vemos cada um com um pedaço cada vez menor.
Eu, como alguns amigos, ainda preferimos acreditar que é muito importante a realização profissional e isso não significa apenas estar ganhando bem. Sua profissão DEVE ser muito mais que isso.
Sonhador, talvez, mas creio que é um sonho difícil, não impossível.
Fui!

Nenhum comentário: