domingo, 9 de março de 2008

Força, Energia e Nescau

Força: Em física clássica, força (F) é o único agente do Universo capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, ou de o deformar. Para um corpo de massa constante a força resultante sobre ele possui módulo igual ao produto entre massa e aceleração (F=ma). Tal equação provém da segunda Lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica (p.f.d.).


Energia
é um conceito muito abrangente e, por isso mesmo, muito abstrato e difícil de ser definido com poucas palavras de um modo preciso. Usando apenas a experiência do nosso cotidiano, poderíamos conceituar energia como "algo que é capaz de originar mudanças no mundo". A queda de uma folha. A correnteza de um rio. A rachadura em uma parede. O vôo de um inseto. A remoção de uma colina. A construção de uma represa. Em todos esses casos, e em uma infinidade de outros que você pode imaginar, a interveniência da energia é um requisito comum.

Muitos livros definem energia como "capacidade de realizar trabalho". Mas esta é uma definição limitada a uma área restrita: a Mecânica. Um conceito mais completo de energia deve incluir outras áreas (calor, luz, eletricidade, por exemplo). À medida que procuramos abranger áreas da Física no conceito de energia, avolumam-se as dificuldades para se encontrar uma definição concisa e geral.

Segundo essas definições, o que fará o Nescau em você??

Um comentário:

Sony Santos disse...

Energia = Trabalho.
Trabalho = Força x Distância.

Ou seja, quanto mais distância você percorrer bebendo Nescau, mais energia você terá!