quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eu colaboro com o meio-ambiente: banho da Amanda

Dando continuidade à série "Eu colaboro com o mei0-ambiente", vou falar sobre outra atitude simples, mas que trata de um assunto importante: economia de água.

Todo dia nossa filha Amanda toma ao menos um banho de banheira. Nos primeiros dias a água ia direto para o vaso sanitário, mas depois percebemos que seria muito melhor passá-la para um balde. Lá ela fica armazenada para ser usada em substituição à descarga (funciona muito bem com o número 1, mas não com o número 2) ou então para limpar o quintal, onde as cadelas fazem xixi.

O processo é simples, é só desconectar a mangueira e deixar a água escorrer para o balde, que depois fica em um canto no banheiro.

Você pode usar um balde bonito, pra combinar com o ambiente. Tarefa simples e a natureza agradece.

Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuas a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
Lugar de lixo é no lixo. Jogando no vaso sanitário você pode entupir o encanamento. E o pior é que o lixo pode voltar pra sua casa.

Fonte: Sabesp

Nenhum comentário: