terça-feira, 13 de maio de 2008

Eu colaboro com o meio-ambiente: óleo de cozinha

Inicio aqui a série Eu colaboro com o meio-ambiente, onde vou colocar algumas medidas práticas que eu adoto para colaborar com a preservação de recursos e, por tabela, com o futuro do planeta.

Existem inúmeras dicas para tomarmos atitudes mais responsáveis quanto à sustentabilidade e eu poderia copiar e colar muitas aqui, entretanto achei muito mais interessante dar um depoimento pessoal de ações que eu realmente pratico!

O objetivo é mostrar que, mesmo que você não seja o Senhor-Natureza, um eco-chato, é muito melhor fazer pouco do que não fazer nada.

E, devagarinho, novos comportamentos vão sendo assimilados.

Pra começar, o tema de hoje é óleo de cozinha.

Todos nós sabemos o mal que o óleo de cozinha, jogado na pia ou no cantinho da cozinha, faz:

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

  • permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
  • se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
  • fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada
Texto retirado do HowStuffWorks.

Entretanto, o primeiro pensamento é: mas vou fazer o que com ele?

Há algum tempo minha esposa vem guardando o óleo usado. Disse que iria fazer sabão, mas eu sabia que isso ia ser uma tarefa complicada.

Felizmente a Secretaria do Meio Ambiente da minha cidade (Avaré) iniciou um programa de coleta e reciclagem de óleo usado e hoje enviei a primeira remessa (três litros).

Guardar o óleo é fácil. Nós colocamos em um potinho de margarina e depois passamos para uma garrafa pet. Mais complicado é levar, mas nada que uma mochila nas costas não resolva (o peso é pequeno). No meu caso, o posto de coleta fica no centro da cidade, o que ajuda também. Se você tiver carro, mais fácil ainda.

Mesmo que em sua cidade não tenha coleta de óleo e você não esteja a fim de fazer sabão, talvez conheça alguém que faça. Guarde o óleo e dê pra ele.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Alexandre !!!
Parabéns !!!