quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pego uma cana se eu chupar cana?

A nova lei de trânsito sobre dirigir após ingerir álcool está dando o que falar, principalmente quanto ao quesito "o que pode e o que não pode".

Já falaram em xarope, caldo de cana, bom-bom de licor, sobremesas e outras comidas que levam álcool.

Pude ver a que pé está a confusão ontem (25.06), quando assisti três reportagens sobre o mesmo tema em três telejornais (Jornal da Record, Jornal da Band e Jornal do SBT). Depois fiquei sabendo que o Jornal Nacional também fez uma matéria sobre isso.

E cada reportagem passou uma idéia diferente quanto aos efeitos que alimentos causam. E confiei mais nas que fizeram testes com bafômetro (Band e SBT). As opiniões dos "especialistas" sobre o tempo que o álcool leva pra sair do organismo também divergiam.

Embora seja uma medida muito importante, acho muito difícil as pessoas manter um nível tão baixo de álcool. O mínimo anterior já era suficiente pra evitar a maioria dos acidentes, SE as pessoas respeitassem.

Agora, imagine nas grandes cidades, onde a maioria tem carro, ir para o happy hour, ver seus amigos tomarem várias cervejas e você não poder tomar nem um copo, porque é seu dia de levá-los pra casa. Ou num jantar em família você não poder experimentar nem uma taça de vinho, por exemplo.

Punição exemplar para os irresponsáveis, sim! Mas sem exageros.

Nenhum comentário: