quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Meu palmtop

Semana passada foi intensa em relação a compromissos e projetos.

Havia percebido que não estava conseguindo lembrar dos compromissos em momento oportuno e quando via, já em cima da hora, eu eu era obrigado a fazer tudo correndo.

Sempre fui dependente de agenda, mas a versão de papel estava muito longe de me servir satisfatoriamente.

Procurando por soluções alternativas, encontrei algumas bem interessantes, como o EssentialPIM, o Sunbird, projeto da Mozilla (mãe do Firefox), e o Schedule+, do Microsoft Office 95.

Uma resumo rápido dos três:
  • EssentialPIM: portable (leve no seu pen drive), tem uma versão free, em português. Dá pra colocar, além dos compromissos, seus contatos, tarefas e anotações. O que mais senti, de imediato, em relação a versão paga, foi a impossibilidade de ver o calendário mensal, semanal e anual. Apenas o diário.
  • Sunbird: ótimo projeto, está bem melhor desde a última vez que vi, ainda mais quando consegui traduzi-lo para o português. Também em versão portable, gratuito, com opções de eventos e tarefas. Múltiplos calendários e acesso a calendários remotos. Faltou a agenda de contatos. Um pouquinho mais pesado, mas muito bom.
  • Schedule+: versão leve, tem projetos, tarefas (sub-divisões dos projetos), compromissos e contatos. Em português, não é portable, mas se você pegar a pasta do programa e jogar pro pen drive, vai funcionar. O único porém é que não e gratuito e faz parte do MS Office 95, algo raro de se achar hoje em dia.
São boas opções, pois você pode levar seus compromissos com você e não precisa de internet, ao contrário das agendas online, como o Google Agenda. Mas você ainda precisa de computador, item que não tenho disponível a todo momento.

Foi então que lembrei que meu amigo Sony estava vendendo seu Palmtop Zire m510. É um modelo antigo, com baixos recursos se comparados aos modelos atuais e aos smartphones. Mas o preço estava bom e, pelo que conversei com ele, atenderia às minhas necessidades básicas (uma agenda fácil de usar e que estivesse sempre comigo).

Cheguei a pesquisar o preço de smarphones e handheads mais modernos, porém logo vi que ainda "não é pro meu bico". Alguns celulares modernosos tem boas agendas, mas digitar no teclado numérico é um saco.

Decidi então adquirir o equipamento e, em quase uma semana de uso, posso dizer que valeu MUITO a pena!

O brinquedinho é muito fácil de usar, meus compromissos e contatos me acompanham a todo lugar e é fácil deslocar compromissos. Sincronizo-o em casa e no trabalho com o PalmDesktop (programa meio antigo, mas tão bom quanto os citados acima. Você, mesmo sem ter um Palm, pode baixá-lo e usá-lo).

Acredito que ele vai me ajudar a me organizar melhor entre tantos projetos e ser um aliado contra a minha ansiedade. E lembrarei que em 2007 tive minha última agenda de papel.

Obs inútil: Agora posso zoar meus amigos com o cacófato formado quando eles disserem "Ah, seu palmtop" (ah, seu p.. me entope).
Hahaha, sacaneei!

Nenhum comentário: