terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Algum PowerPoint mudou sua vida?


Uma das primeiras coisas que fazemos ao iniciarmos no mundo da internet é criar um e-mail (e atualmente "ter" um MSN e um orkut). Pegamos alguns endereços e começamos a trocar mensagens.
Rapidamente surge em nossa caixa de entrada um e-mail com anexo ".ppt". Nossa, que mensagem linda, profunda, com belas imagens e uma música de fundo que não tem como não nos emocionar. Algo muito bom assim não pode ficar somente conosco (até porque a mensagem pede, ao seu final, que enviemos para todas as pessoas especiais em nossa vida), então encaminhamos a todos da nossa pequena lista.
Num piscar de olhos nossa lista de contatos aumenta e exponencialmente, nossos e-mails recebidos. Entre spams, piadinhas e outras futilidades, ainda estão lá, aquelas maravilhosas mensagens de ânimo, conforto e alegria (e atualmente, vindo para a caixa de mensagens do orkut também).
Eu devo receber umas cinco destas por dia, mas sei de casos em que passam de uma dezena.
E então eu me pergunto: qual a vantagem disso?
Lembro dos meus tempos de Comunidade de Jovens em que o palestrante contava uma estória, inserida no contexto da mensagem que ele passava. Ela servia pra fixar o que havia sido dito, levar a uma reflexão e fazer-nos pensar. Voltando mais ainda no passado, minha mãe escutava várias estórias do meu avô, "mensagens" que serviram muito na formação do seu caráter.
Mas essas mensagens "powerpoint" (na verdade, arquivos de apresentação, que poderiam ser feitos por vários programas, mas como a maioria só conhece o da Microsoft...), por mais reveladoras, profundas e belas que sejam, levam a uma refexão de, digamos, uns trinta segundos, no máximo.
Afinal, você tem de ler e repassar dezenas delas, junto com piadas de papagaio, vídeos legais, ao mesmo tempo em que baixa músicas e conversa com 10 pessoas no MSN.
No final do dia, me pergunto, você lembra de alguma mensagem profunda? Que transformações ela causou em você? Algum "powerpoint" mudou sua vida? Duvido!
Se pegássemos uma boa mensagem e trabalhássemos nela durante uma semana (ignorando totalmente as outras), talvez algo diferente acontecesse, mas vivemos em um mundo em que mais importante que pensar é distribuir (muito rapidamente), melhor que qualidade é quantidade.
Atualmente funciono como um filtro, escolhendo algumas aleatoriamente e repassando só as que considero muito boas e mesmo assim, para um número reduzidíssimo de pessoas.
Espero que as pessoas que me enviam comecem a fazer o mesmo. Espero também que não fiquem magoadas com isso; a nossa amizade independe dessas mensagens.
Só acredito que podemos utilizar melhor o nosso tempo pra ajudar as pessoas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma boa reflexão.

Hoje, o "estilo de vida Web" mecanizou o "pensar" das pessoas.

Não se pára para refletir, fazemos várias coisas quase ao mesmo tempo,
como se nos equiparássemos às máquinas que comandamos "adestradamente".

O ser humano diferencia-se pelo "pensar" e isso precisa ser lembrado.

Refletir não é nada mais que se concentrar em um assunto, extrair dele o bom e o ruim
para que se aproveite ao máximo de uma mensagem.

Infelizmente, hoje vemos "máquinas" atrás de "máquinas" adestradas a encaminhar emails

Sony Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sony Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sony Santos disse...

Um dos melhores PPS que já vi é este. Ele compara os "heróis" do BBB aos heróis do programa Médicos sem Fronteiras (entre outros), e sugere medidas práticas simples que podem não só mudar os nossos valores, mas também melhorar concretamente o mundo ao nosso redor.

Quero deixar claro que não gosto de repassar PPS; não repasso os que recebo. Mas este eu recomendo.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu