domingo, 4 de fevereiro de 2007

Famelix 1.2 (estamos chegando lá)

Sexta baixei e gravei em CD a versão 1.2 da distro Linux Famelix, parente do Knoppix, Kurumim e afins. Se queremos fazer a transição suave dos usuários Windows para o mundo do pingüim, acredito que está é a melhor escolha. Um dos objetivos principais dos desenvolvedores foi deixar o Linux com a cara do XP e isso eles conseguiram: novatos demorariam um tempinho até descobrir que aquela não é outra versão de XP.
Testei em casa, rodando direto do CD, e tudo ocorreu sem transtornos: hardware reconhecido (inclusive meu modem, que não funciona mais nas novas versões do Kurumim), acesso aos HDs, disquetes e pen-drives de maneira transparente, navegação da internet e uso do mensageiro instantâneo.
Gostei (embora ainda não tenha testado) da idéia do "Adicionar e remover programas", um modo mais intuitivo de se lidar com os pacotes do Debian.
A impressora também funcionou, toquei músicas, vi alguns vídeos, baixei fotos da câmera digital e brinquei com a webcam.
Na empresa configurei a rede facilmente (via "Painel de Controle", hehe), acessei pastas compartilhadas se problemas.
A única decepção foi quanto ao scanner de casa, que não consegui usar com os scripts. Mas devo admitir que ele é antigo e já me deu trabalho na micração Win98->XP.
Sei, foram testes superficiais, só o dia-a-dia mostrará as verdadeiras dificuldades (ou não). Fato é que me agradou muito a primeira vista e deveria ser uma opção nos micros do plano "Computador para todos".
Falando em "vista", aguardo ansioso a versão Famelix Hastalavista. Nem preciso falar no visual de quem eles vão se inspirar....

Um comentário:

Anônimo disse...

Eles poderiam usar essa distro no AcessaSP.