quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Usando só o Gmail (com segurança)


Semana passada perguntaram-me qual era meu e-mail oficial: o iTelefonica ou Gmail.
Essa é uma pergunta que eu estava me fazendo há algum tempo, pois, na prática, usava muito mais o Gmail, mesmo em casa (aonde ainda uso a "discadinha") e poucas vezes acessava e-mails off-line (uma das poucas vantagens do cliente de e-mail atualmente).
Minha única preocupação era em relação à segurança, pois não queria perder e-mails importantes se minha conta no Gmail for desativada ou algo parecido (pouco provável, mas não impossível).
Uma alternativa seria ativar o acesso POP e, de tempos em tempos, baixar todas as mensagens em um cliente de e-mail (Thunderbird, Outlook Express, entre outros). Mas não é muito útil no meu caso, pois são poucas as mensagens que realmente merecem um backup e baixar megas e megas é algo demorado.
Pensando nisso, resolvi programar um "sistema de backup" usando os próprios recursos do Gmail.
Através dos filtros e encaminhamentos, direciono automaticamente todas as mensagens recebidas para minha conta no Yahoo mail, que se tornou um "repositório" virtual. Poderia ser outra conta de e-mail com bastante espaço, como a do BOL, por exemplo.
Os e-mails mais importantes (no meu caso, de uma lista seleta) são encaminhados para o iTelefonica e periodicamente baixados em casa, aonde faço backup semanal.
Quanto aos e-mails enviados, infelizmente os filtros do Gmail não agem sobre eles, então sou obrigado a mandar uma cópia oculta para outro e-mail meu (da iTelefonica ou Yahoo, dependendo da necessidade), mas só uso o recurso quando o e-mail é muito, mas muito importante mesmo.
Dá ainda pra usar os filtros do webmail que servirá de "repositório", mandando os e-mails que você não quer guardar direto pra lixeira.
Talvez me achem meio neurótico, mas quem já perdeu informações importantes sabe bem do que eu estou falando, afinal, " o seguro morreu de velho".
Depois destes procedimentos, me senti mais à vontade em abandonar o e-mail POP e ficar só com o Webmail 2.0 do Gmail, com todas as suas vantagens e funcionalidades.
Desculpe-me por não passar tudo "mastigadinho", mas acredito que uma pesquisa básica nos recursos do Gmail e um pouco de criatividade será o suficiente para chegarem a uma solução que atenda melhor a cada um.

Abraço.

Nenhum comentário: