sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Pirataria e ansiedade

Gosto de filmes, mas estou longe de ser um cinéfilo. Assisto a uma média de dois filmes por semana, se tanto, não porque não queira mais, apenas porque tenho inúmeras outras atividades e não sobra tempo.
Ou seja, sempre deixarei de ver filmes muito bons, porque a oferta (lançamentos) é muito maior do que a (minha) demanda.
Quando quero muito ver um filme, não demoro muito a alugá-lo após seu lançamento, embora faça tempo que eu não chego mais ao ponto de "reservá-lo", devido às dificuldades que isso traz.
Se o filme é muito, muito bom, quase sempre dou um jeito de assistir no cinema, pois é um filme que merece a "tela grande".
Pelos motivos descritos nos primeiros parágrafos, também dificilmente assisto um filme mais de uma vez, fora exceções.

Já a pirataria, questões legais à parte, envolve vários processos mais ou menos chatos, dependendo da estrutura tecnológica que se tem:
  • Mesmo que eu tivesse banda larga (que não tenho) teria de ter uma boa fonte de vídeos e de legendas (achar filmes dublados é muito mais difícil); mesmo que o download fosse automático, teria de perder vários minutos pra achar os arquivos e depois deixar o micro ligado consumindo energia elétrica e minha banda (que poderia ter limite de Mb/mês, dependendo do plano);
  • Ou eu abriria mão da qualidade baixando um DVD transformado em VCD, ou escolheria um formato compactado de alta qualidade (DivX, por exemplo) compatível com meu DVD (que não é o caso), ou assistiria ao filme no próprio PC, abrindo mão do conforto (meu micro está longe de ter a qualidade da minha TV);
  • Ainda restava a alternativa de utilizar um outro programa pra converter no formato de DVD (o que ocuparia algumas horas);
  • Ah, sim, assistir fora do micro exigiria a gravação de alguma mídia (mais algum tempo e dinheiro investido);
  • Quanto a comprar o produto feito, no camelô do centro, sempre se corre o risco de vir um filme com "pobrema", seja na qualidade, na edição (muitos mutilam os filmes) ou na gravação. E é bem mais caro do que alugar, principalmente para um produto que utilizarei "uma vez na vida e outra na morte" (claro, existem tipos de filmes que são assistidos mais de uma vez, como documentários, musicais, infantis (pela criançada) e os eróticos (pelos adultos, hehe)).
Mesmo que todos esses fatores colaborem para você, não dá pra negar que ainda é muito mais complicado e/ou custoso (de tempo e/ou de dinheiro) ver um filme de forma "ilegal".
A impressão que dá é que o que move essas pessoas é a ansiedade. Elas querem ver primeiro!
Mesmo que no cinema seja mais legal, que o DVD da locadora venha na sua língua, com muitos extras, qualidade superior, não importa: o melhor é assistir antes.
Aqueles ótimos filmes que não vi e que estão nas locadoras, aqueles já não mais interessam, pois agora os lançamentos chegam antes nas mãos dos consumidores ansiosos, seja via web ou nas mochilas do pessoal.
Isso sim, parece valer o esforço, a paciência e algumas horas "perdidas": estar à frente da maioria, que terá de esperar meses pra ver o que você já viu e já está comentando por aí...

Claro, logo logo baixar um filme em casa com alta qualidade será tão ou mais fácil que pegá-lo em uma locadora. Aí elas terão de inventar outro modo de ganhar dinheiro. Enquanto isso, continuo no método tradicional (e legal).


Obs: no caso de seriados, a situação é pior, pois o tempo que levam, desde o seu lançamento no país original até sua chegada às locadoras brasileiras, é absurdo. Fãs de Lost que o digam. Aí o fator "fã" influi também no fator ansiedade, aumentando o número de adeptos da pirataria.

Nenhum comentário: