segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Por que blogar?

São 04:38 da manhã quando eu começo a escrever esse texto.
Escrevo a esse horário pois estou de licença, em casa, com banda estreita, sem internet ilimitada e não querendo estourar a conta telefônica.
Tenho várias coisas a fazer no PC, seja on ou off-line, mas estou aqui, colocando mais um post no meu blog. E a pergunta que às vezes me faço é.... por que?

Vamos aos fatos:
  • Nos três últimos meses, segundo o Google Analytics, este blog teve o fantástico número de 83 visitas, uma taxa de rejeição (o usuário abre minha página, mas logo sai) de 76 %. É um péssimo período, é verdade. No anterior consegui 2798 visitas. Mesmo assim a taxa de rejeição ainda era grande e o tempo médio de permanência no site, muito curto.A grande maioria vem através de sistemas de pesquisa, ou seja, são o que chamamos de "paraquedistas". Leitores eventuais, uns dois ou três. Fiéis, acho que nenhum.
  • Manter um blog exige tempo, desde a escolha do layout, estudo e utilização de plugins e ferramentas interessantes, divulgação até o estudo de técnicas para melhorar a visitação; Quanto menos tempo se dispõe para isso (e eu tenho disposto pouco), menos visitas ele terá;
  • Manter um blog também exige tempo para a criação de posts inteligentes, bem argumentados, bem linkado, com uma boa redação e com o mínimo de erros gramaticais. Às vezes um tema acaba se tornando uma "tarefa", um "compromisso" adicionado à minha lista enorme de coisas a fazer, como aconteceu com este;
  • Li uma vez num blog e concordo: opinião e que nem bunda: todo mundo tem. Por que a minha é mais importante? Como ela vai se destacar? Isso só acontece se seu texto é muito bem argumentado e/ou se você é uma figura que já tem credibilidade dos seus leitores. A cada dia, 1,5 milhão de posts são feito nos blogs (17 por segundo), segundo uma pesquisa que vi na revista Info. Achar o seu espaço exige dedicação e tempo a ser investido;
  • "Testemunhos comovem, exemplos arrastam". Do mesmo modo, acredito que "textos comovem, conversas arrastam". Dependendo do assunto tratado, será que um blog é o melhor veículo de comunicação? Claro, minha opinião estará disponível para o mundo "eternamente", ao alcance de uma pesquisa no Google. Mas será que o público-alvo pesquisará por esse tema, terá paciência de ler e lembrará do assunto (ou sofrerá o efeito Mensagem Powerpoint)? Se eu quero convencer alguém sobre como é bom o catolicismo ou o software livre, serei mais útil escrevendo 10 textos por dia ou escrevendo um e usando outros meios, como um bate-papo real?
Ou seja, se eu quero que meu blog seja lido e comentado por muitos (e quem não quer?), se quero que minha opinião chegue às pessoas e faça alguma diferença em suas vidas, (chegar a ganhar alguns trocados por isso, então, seria a glória!) preciso dedicar tempo a isso, diariamente, estudando, pesquisando, me aprimorando. A questão não é só que ferramentas usar (Blogger, Wordpress, Gigwiki...), mas vai muito além disso. Posso publicar no melhor site; só isso não garantirá audiência, nem interação.
Claro, posso ignorar isso tudo, porém meu blog se tornará apenas mais um "Diário virtual", ou seja, algo que escrevo, no final das contas, para mim mesmo.

Pesquisei então alguns motivos que levam as pessoas e ter um blog e achei vários textos interessantes.
No blog do Bruno Torres, ele responde à pergunta, Por que eu blogo? Separei algumas respostas:
  • Para compartilhar com as pessoas o pouco conhecimento que tenho
  • Para poder sorrir a cada elogio, tentar crescer com as críticas construtivas e me divertir ignorando as destrutivas
  • Porque blogar é preciso, já disse o poeta
  • Porque blogar é a maneira mais simples, rápida, barata e efetiva de se tornar alguém nesse universo que chamamos de web
  • Porque aprender é bom, poder ensinar aos outros aquilo que você aprendeu é melhor ainda e ver que o que você ensinou ajudou muita gente e ainda ser elogiado por isso é priceless (não tem preço).
Do blog Queroterumblog.com , retirei do post 11 motivos para você ter um blog de uma vez por todas. Coloquei os itens, mais leiam o post todo, que é muito interessante.

1. Blogs são fáceis
(...) blogs são fáceis de ler e fáceis de escrever, fáceis de editar e fáceis de publicar.
2. Blogs são facilitadores sociais
Jamais conheci tantas pessoas online quanto no último ano em que venho editando meus três - agora quatro - blogs. Você pode dizer que amizades virtuais não são o mesmo que amizades reais. Eu digo que amizades são amizades. As reais são mais concretas, mas as virtuais são um bom começo.
3.Blogs são desafiadores
A cada dia me vejo desafiado a levar alguma coisa que, imagino, será útil, importante ou divertida para os meus leitores. Se você gosta de um desafio e gostaria de colocar um tempero a mais em sua vida, um blog é um prato cheio até as bordas.
4. Um blog pode fazer você se sentir um pop star
Calma! Os paparazzi não vão fazer plantão na sua janela. Ainda não. Mas ao expressar suas opiniões e ao congregar um público leitor, você de repente passa a ter uma audiência e a preencher aquele seu lado que sempre quis a fama na medida certa. Nem mais, nem menos.
5. Um blog pode fazer você ganhar dinheiro
As possibilidades de se ganhar dinheiro com blogs no Brasil ainda estão abertas e em potencial, diferente dos países de língua inglesa, onde isso já é mais comum. Com o desenvolvimento da internet em nosso País nos próximos anos, você tem um mercado em potencial para explorar e todas as vantagens de ser um pioneiro no ramo.
6. Um blog pode ser um cartão de visitas
Digamos que você seja um especialista em algum assunto. Um engenheiro, por exemplo. Você pode ter um blog com um domínio www.seunome.com - em que escreverá artigos sobre engenharia, mostrando toda a sua competência e criatividade - e usá-lo em seu cartão de visitas. E, sim, o blog ao ser visitado pode abrir muitas possibilidades profissionais. Imagine as possibilidades no caso de engenheiros, publicitários, jornalistas, médicos e outros profissionais. Um blog pode abrir oportunidades de negócios, emprego e muito mais.
7. Você pode se sentir (e ser) um articulista respeitado
Aconteceu mais um escândalo na política nacional? Diga o que ninguém disse ainda e construa uma reputação formada por opiniões íntegras e livres das influências de patrocinadores e grupos políticos. Por menor que seja o seu público no início, você vai ser ouvido e formar opiniões com efetividade. Algumas pessoas vão esperar para ver o que você tem a dizer sobre determinado assunto. Além disso, você poderá se expressar com liberdade, respeitando tão somente seus próprios valores éticos, responsabilizando-se corajosamente pelas conseqüências que isso possa ter sobre você ou sobre os outros.
8. Um blog não tem chefe. O chefe é você
Mesmo que você não encare o seu blog profissionalmente, isto é, publique apenas por diversão, não há nada melhor que saber que você está fazendo algo não porque alguém pediu ou mandou, mas porque você quer. Os blogs são uma expressão de independência e boa vontade e você pode ter isso facilmente.
9. Blogs são uma espécie de comunidade: as pessoas se ajudam
Lembro, quando eu era criança, de como se falava em rádio-amadores e como eles se ajudavam entre si, comunicando-se ao redor do mundo, e também como eram unidos. O equipamento era caro, no entanto. Hoje é possível ter esse mesmo sentimento de irmandade com os blogs de uma maneira mais barata e acessível.

O que um editor de blog não sabe, outros sabem e compartilham esse conhecimento. Existem diversos blogs que podem ajudar você a melhorar o seu próprio blog, não só do ponto de vista técnico como também editorial - que é a principal proposta deste site.
10. Um blog pode fazer você descobrir novos talentos
Quando você começa a blogar, você descobre que tem todas as informações de que precisa na própria internet. Aos poucos aprende um tanto de programação - PHP, CSS, HTML e outras coisas (tudo bem, eu também não sabia o que elas eram até bem pouco tempo atrás) -, um pouco de design, um pouco de marketing, um pouco de literatura e, quando percebe, descobre talentos que nem imaginava que tinha.

Confesso que estes posts me deram um incentivo, pois estava prestes a desistir. Fato é que sempre gostei de escrever, embora essa atividade tenha diminuido muito com o passar dos anos (se eu tivesse internet na minha adolescência, aí sim vocês veriam o que é produção criativa!). Mesmo assim, uma chama ainda arde em mim e me leva a criar e a levar aos outros minhas criações.

O ponto principal é que eu cheguei naquele momento em que a gente precisa decidir entre continuar como "ficante" ou ter um namoro. O que eu quero do meu blog? Quais meus objetivos? O quanto ele vai exigir de mim pra me dar o que eu quero?
Resposta a essas perguntas podem gerar uma revolução interna, a geração de filhos ou até a morte do Cantinho do Starr.

Uma hora e vinte e dois minutos depois, post escrito, revistado e publicado.

Um comentário:

Sony Santos disse...

Eu blogo porque preciso compartilhar meus conhecimentos e minhas idéias. Mas eu prefiro a organização de um wiki.

Embora a questão vá além das ferramentas, as ferramentas certas podem ajudar bastante.

Continue blogando! E obrigado por divulgar o Gigawiki. :)