segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Diferença entre meta e objetivo

Deparado com a dúvida cruel, sobre qual a diferença entre objetivo e meta, saí pela internet à procura de respostas.

Encontrei duas vertentes e primeira delas pode ser resumida nisso:
  • Metas são resultados mais abrangentes que a empresa assume o compromisso de alcançar;
  • Objetivos são as etapas necessárias para se alcançar as metas;
Outra seria: OBJETIVO é onde se quer chegar e a META é como eu faço pra chegar lá.

Ou seja, respostas completamente opostas! Vamos às fontes:

- No Yahoo Respostas encontrei duas vezes essa pergunta e em ambas a resposta escolhida aponta para a vertente dois, embora algumas outras respostas digam o contrário.

Pergunta 1
Pergunta 2

O mesmo acontece com o site Nossa Língua Nossa Pátria, que diz que: Meta é um objetivo quantificado.

Fico, então, com essa definição, que acredito ser a correta. E está bem definida no site Webinsider, no texto Onde você quer chegar? Estabeleça seus objetivos.

Considere OBJETIVO como o resultado mais importante que você quer alcançar e METAS como os resultados intermediários que você precisa atingir para alcançar o objetivo final.
Aliás, recomendo a leitura do texto completo.

Ou seja, apesar de muito bom o artigo Planejamento Estratégico do Negócio do site Plano de Negócios, ele passa um conceito contrário ao da maioria.

Resumindo: para decorar, fique com a frase do blog Esconderijo, da Renata:

OBJETIVO é onde se quer chegar e a META é como eu faço pra chegar lá.

5 comentários:

Sony Santos disse...

Objetivo e Meta são a mesma coisa

Alexandre S. Custódio disse...

Como estava escrito no site Nossa Língua Nossa Pátria, citado no post: segundo nossos dicionários, as duas palavras poderiam ser consideradas sinônimas. No entanto, no meio empresarial faz-se diferença entre "meta" e "objetivo";
E é nesse contexto que eu queria saber a diferença.

Dênio Mariz disse...

A diferença entre objetivo e meta é que o objetivo é mais geral e a meta é algo que voce pode medir explicitamente, de maneira que seja possível verificar se foi atingida.
Por exemplo, o objetivo poderia ser "emagrecer" e a meta poderia ser "emagrecer 3Kg em 2 meses e permanecer com o mesmo peso por 3 meses". Outros exemplos: objetivo="ler mais em 2008"; meta="ler 2 os livros do Saramago, 1 de Fernando Pessoa e 3 de Jorge Amado". Objetivo="Aumentar o faturamento da empresa"; meta="Faturar 2 milhões em 2008".

Dênio Mariz

Anônimo disse...

Alexandre, adorei o seu blog. E gostaria de registrar que o exemplo que o Dênio Mariz apresentou me deu uma clareza ainda maior sobre Objetivos e Metas. Obrigada.

deby

Anônimo disse...

Geralmente a meta é vista como a expressão quantitativa de um objectivo (meta: o quanto keremos...objectivo: o k keremos) mas tambem,um objectivo pode estar associado a uma meta.ex: Aumentar em 10% o volume de exportação de produtos até dezembro de 2012, neste caso a meta está claramente contida no objectivo