domingo, 29 de abril de 2007

28a. Semana

Essa semana nos pesamos e, coincidentemente, estávamos com o mesmo peso: 62,4 Kg.
Não lembro de ter chego nesta marca antes. Ah, fui comprar uma calça e agora uso número 40 (será que finalmente comecei a era de engorda?!?).
Fomos à primeira das grandes compras de preparação para a chegada da Amanda. É difícil se controlar dentro daquelas lojas de artigos para bebês. É muita coisa linda e sempre achamos que nossa filha merece do melhor.
Claro, a mãe também tem sua vez, pois precisa de roupas específicas para o seu corpo de grávida.
Compramos o colchão e o primeiro jogo de cama dela. Ficou uma graça!.

28ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.

Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.

Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.

Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.

Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece em mulheres não diabéticas, mas desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.

O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.

É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.

A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.


Fonte: Guia do Bebê

Nenhum comentário: