quarta-feira, 4 de abril de 2007

Meu eu espalhado por aí (parte 1)

Desde os primeiros contatos com a internet (há 10 anos), sempre gostei de testar os recursos e tecnologias existentes. Por isso, me cadastrei em inúmeros serviços, baixei muitos programas, mesmo que não precisasse realmente daquilo, mas apenas para experimentá-lo.
Isso me trouxe um conhecimento imensurável, por outro lado também alguns inconvenientes.
Pra começar, uma lista enorme de sites, usuários e senhas (afinal, minha memória não anda lá essas coisas). Como não crio "massa de dados" para testes, normalmente coloco informação relevante para mim. E isso leva a outro porém: aonde estão as informações quando preciso delas?
Vou colocar como exemplo minha lista de filmes assistidos:
Inicialmente ela se encontrava em um arquivo texto, que eu tinha de transportar de um lugar para outro via disquete e só estava acessível a mim.
Depois comecei a brincar com criação de sites e ele virou uma página na internet. Só que era muito complicado atualizá-la cada vez que eu via um filme. E eu não podia ordenar os filmes por nome, categoria ou ranking, por exemplo.
Descobri então o Blogger. Me cadastrei, usei-o por um tempo (muito mais fácil anotar um novo filme), mas aqui é chato por smileys (as notas dos filmes). Já foi pior, agora nem tanto. E o problema dos filtros e ordenações persistia (embora agora o blog esteja mais flexível).
Então comecei a aprender PHP. Encontrei um servidor gratuito (mais um cadastro) e vi a possibilidade de personalizar minha lista de filmes (será que alguém mais a vê além de mim?).
Deu um certo trabalho/aprendizado de programação e o basicão ficou funcional. Pode ficar mais prático, mas está funcional. Ainda não fiz os desejados filtros e ordenações (será que um dia farei? Não sei, mas é possível faze-lo).
Ah, quanto a colocar smiley no post, descobri recentemente que o Wordpress permite isso de um modo bem fácil. O Spaces, da Microsoft também (tenho cadastro nos dois), mas ele é muito pesado (a MS não se toca!).
Estava a cadastrar meus filmes quando percebi que seria legal trocar comentários com outras pessoas, saber o que os acham sobre os filmes ao invés de apenas dar minhas notas pessoais. Descobri que no Beltrano (tenho cadastro lá também) existem "Canais" específicos sobre isso (sem falar nos sites dedicados a Cinema que você encontra na net). O que fazer então? Migrar novamente os dados para um destes serviços? Programar em PHP para que meus filmes recebam comentários e implementar outros recursos legais (o que demanda tempo, muito tempo), consciente de que quase ninguém vai passar por lá? Ou, quem sabe, passar tudo para o Google Notas (facílimo de usar) ou para o Google Textos e Planilhas, abrindo mão (novamente) de alguns recursos que acho interessantes?
O fato é que, por enquanto, minha lista de filmes continua aqui, sem os recursos dos serviços gratuitos, sem a maioria das funcionalidades que (posso e) gostaria de implementar e sem interagir com ninguém (se é que alguém visita a página, além de mim).

PS: Hoje descobri que agora posso usar "tab" dentro da caixa de edição do post sem ir para o próximo campo da tela. Isso me permite colocar espaço no início dos parágrafos sem ficar usando a tecla "espaço". Minha professora de primário ficaria feliz, se estivesse viva, pois os "dois dedos" de espaço antes de escrever estão de volta.

Um comentário:

Sony Santos disse...

"Onde estão as informações quando preciso delas?"

Essa é a essência da filosofia de "um só lugar", adotada pelo Gigawiki.com.

Com tantos serviços na internet, como saber/lembrar onde você guardou uma informação específica? Ainda que o Google possa encontrá-la para você, seria preferível ter apenas um lugar para guardar todas, com recursos de organização (entre outros); fica mais fácil de achá-las e trabalhar com elas.

Aguardo as próximas partes. :)