terça-feira, 24 de abril de 2007

Latino: como fazer sucesso com música ruim

Um fato temos de admitir: o cantor (?) Latino tem um dom. De tempos em tempos ele lança uma música (?) formada quase sempre dos mesmos itens:
  • uma letra simplória que parece ter sido escrita por um adolescente para, só pra "zoar", durante o intervalo na escola;
  • essa letra tem conotação sexual quase explícita (pois é muito difícil fazer algo implícito), no limite entre o simples mau gosto e a vulgaridade;
  • a melodia se baseia no simples, pois quem curte esse tipo de canção não se apega muito a isso. Ou é uma versão de um hit internacional.
E tudo isso, misturado com uma performance de macaco com convulsão em cima de uma chapa quente, pega! Os jovens gostam, ela vira um hit e penetra na mente de todo mundo (como, aliás, acontece com todas as músicas idiotas). Quando você menos percebe, está cantando o refrão e o cara, fazendo sucesso.
A bola da vez é o hit Sem Noção

Composição: Latino

Olha, sem noção
Meu irmão, que avião
Que tesão, nossa
Que malão, que melão
Que capusão, é tudo ão

Refrão (choramingando)

Ela ta de mala cheia vou articular
Vai cair na minha teia se me ver chorar
Vou dar uma de tadinho pra ela consolar
E no enganation do chorinho eu vou acasalar

Refrão

Ela ta de mala cheia vou articular
Vai cair na minha teia se me ver chorar
Vou dar uma de tadinho pra ela consolar
E no enganation do chorinho vou acasalar

Que malão, que melão
Que capusão, é tudo ão

Refrão

Sem noção
(que malao, que malao, que melao, que malão)

To sem noção, to sem noção
A mulherada toda ta pirando o cabeção
To quebrando ate embaixo, rebolando ate o chão
E os cuecas so na pista de plantão
Meu trunfo é o sete, ninguem me pega
E no enganation do chorinho eu passo a regua
Elas sempre tem peninha quando escutam o meu refrão
E no final da noite eu to de boca no melão

Refrão

Ela ta de mala cheia vou articular
Vai cair na minha teia se me ver chorar
Vou dar uma de tadinho pra ela consolar
E no enganation do chorinho vou acasalar

Que malão, que melão
Que capusão, é tudo ão

Refrão (2x)

Sem noção
(que malao, que malao, que melao, que malão)

To sem noção, to sem noção
A mulherada toda ta pirando o cabeção
To quebrando ate embaixo, rebolando ate o chão
E os cuecas so na pista de plantão
Meu trunfo é o sete, ninguem me pega
E no enganation do chorinho eu passo a regua
Elas sempre tem peninha quando escutam o meu refrão
E no final da noite eu to de boca no melão

Refrão (2x)

Fonte: Letras Terra

Isso só pode ser um dom, conseguir essa ligação, essa empatia com o que há de mais ridículo dentro de nós. O vídeo com ele dançando (?) vai estar correndo Youtube afora, seguido das paródias, a música tocando de quinze em quinze minutos nas rádios e nas danceterias por aí.
Mas a culpa não é dele. A culpa é nossa, por gostar, por assistir, por cantarolar e achar o maior barato ser idiota, de ouvir música ruim só porque é o que a nossa galera faz e deve estar na moda, já que é o que a TV regurgita pra gente.

Editado em 12.05.2007

4 comentários:

Sony Santos disse...

Parece que a letra é grande mas é tudo repetição. A letra, mesmo, não tem mais do que três estrofes, e mesmo assim nenhuma aproveitável.

Nem sei se compensa deixar um link para a música no blog. Logo todos estarão enjoados de ouvi-la, e nem vão querer mais vê-la pela frente.

"Performance de macaco" já estaria suficiente, mas macaco com convulsão, ainda por cima na chapa quente, é bem mais fiel ao estilo dele! :) É o que a criatividade pode fazer a serviço da descrição do indescritível. Mandou bem.

Alexandre S. Custódio disse...

Realmente, já tirei o link para a música. Não tanto porque as pessoas enjoarão dela, mas principalmente porque o arquivo é carregado automaticamente ao abrir o blog, o que me irrita muito.

MissMoura disse...

Não consegui passar da 2º estrofe. É muito bizarro para uma segunda-feira às 09:15h da manhã...

Unknown disse...

Latino é,na verdade, um ícone da música brasileira, o cara é sabe fazer sucesso, gosto muito do som dele desde os tempos de "Me Leva".Nada a ver ficar malhando o cara. A música dele é muito dançante e,ao contrário do que disseram ele dança muito! Já foi dançarino profissional. É meste.Dá-lhe Latino!