domingo, 3 de junho de 2007

Meu eu espalhado por aí (parte 2)

Sites de relacionamento

Meu eu espalhado por aí (parte 1)

Lembro que quando recebi um convite para o orkut (sim, antes precisava de convite) ele ainda estava em inglês (sim, não tinha orkut em português). Por causa disso, alguns amigos hesitaram em usar ativamente o serviço. Eu achei o site muito interessante mas, com o passar dos meses, minha opinião foi mudando.
Assisti à tradução para o português-brasileiro e a invasão dos brasileiros. Foi então que percebi a fragilidade, instabilidade e precariedade do serviço: dava para postar nas comunidades, mas não dava pra pesquisar nos tópicos nem ser avisado quando o mesmo foi respondido; qualquer um podia ver nossas fotos e os recados deixados por nós; o site foi invadido por racistas, pedófilos, moleques semi-analfabetos e garotinhas xaropes (ambos escrevendo em "miguchês"), correntes, spams, phishing, sem falar no servidor caindo a todo instante.
Ou seja, uma porcaria.
Comecei a procurar por serviços semelhantes e acabei me cadastrando no Beltrando e no Gazzag para testá-los. Nenhum dos dois era completo, mas tinham muitos recursos interessantes, que faltavam ao orkut e, por um tempo, cheguei a trocá-lo por eles, pretendendo ficar com o melhor.
Bares, discotecas e afins existem seguindo esta regra básica: montam um ambiente legal pra atrair pessoas, pois só ficam famosos se forem muito freqüentados e só serão bastante freqüentados se tiver o ingrediente principal: pessoas. Parece um paradoxo, mas é assim que acontece: se você conseguir um número grande de pessoas e mantê-las por um tempo, outras virão só pra estarem em companhia da muitas pessoas.
Com sites de relacionamentos acontece o mesmo e para azar do Gazzag e do Beltrano, por mais recursos que tenham, não conseguiram atrair a grande massa de usuários do orkut. Eu estava lá, com muitas ferramentas legais em mãos mas pouquíssimos contatos com quem interagir.
O foi passando, o orkut sofrendo modificações (a maioria para melhor) e aumentando ainda mais o número de usuários. Gazzag, Beltrano e outros também melhoraram para sobreviver, mas acabaram se tornando bares para nichos específicos. O povão está no orkut (em vários sentidos): se você quer encontrar alguém, ter mais contatos, trocar mais informações, terá melhores chances por lá.
Tive, então, de mudar de "lar" novamente e voltar o orkut como meu site de relacionamento default, enquanto os outros ficaram para visitas ocasionais (Talvez eu os use para outros recursos, como blogs, fotoblogs ou algo do gênero, mas é provável que eles sejam excluídos). Não tenho tempo pra ficar atualizando diversos sites. O orkut ainda está longe de ficar do jeito que eu quero, mas as pessoas estão lá. Mesmo que eu criasse meu próprio "orkut" teria de convencer a todos a estar nele também, ou seja, não tenho muita escolha.
Recentemente me cadastrei no PerfSpot, um site que, dizem, chegará ao Brasil para tentar desbancar o orkut. Como sou curioso, quis ser um dos primeiros. Recursos tem, vamos ver o que dá.

Ah, um destaque à parte: o site Via6 é, como ele mesmo se define, um "Orkut para profissionais": um site de relacionamento profissional, para assuntos sérios. Indico com louvor.

PS: Meu site de filmes finalmente mostra a listagem ordenada por título, data em que foi visto e por nota.

Editado em 21.06.1007 - 05:47

Nenhum comentário: