sexta-feira, 29 de junho de 2007

Versões Portáteis: use e abuse!

Com a disseminação dos pen drives, aqueles dispositivos USB usados como armazenamento removível (os substitutos dos disquetes) muitos programas tem ganho suas versão "portable", isto é, que não necessitam de instalação.
Para quem acessa em Lan Houses, também é uma boa pedida: ter os seus aplicativos preferidos, configurados ao seu gosto, sempre disponíveis.
Eu particularmente os adoro, principalmente porque dá pra brincar com eles à vontade, testar as funcionalidades dos programas sem alterar as configurações do sistema e até ficar com eles no PC, se a instalação não trouxer vantagens: tenho o FilezillaPortable no meu micro rodando perfeitinho, pra que instalá-lo?
Uma das minhas últimas aquisições foi a nova versão do Opera, uma ótima alternativa ao IEca (pra quem não quiser o Firefox), mas a lista é enorme.
Existem também os que não são naturalmente portáteis, mas podem ser usados como, apenas copiando a pasta aonde foram originalmente instalados. É o caso do ótimo Irfanview e do Goldwave.
Esses programas me lembram uma era remota, que o pessoal da casa dos 30 deve lembrar, aonde a grande maioria dos programas não eram instalados, não alteravam praticamente nada as configurações do seu PC. Pois é, essas facilidades ainda existem...
Ah, dica de última hora: se você ainda tiver entrada USB das antigas, vai sentir uma lentidão muito grande ao usar programas diretamente do Pen Drive (principalmente os mais pesados) ou na hora de gravar grandes arquivos.
Já com uma 2.0, o uso é bem confortável.

Nenhum comentário: