domingo, 16 de dezembro de 2007

E terminou a CPMF!

Por votação, os senadores derrubaram a prorrogação da CPMF, na madrugada de quinta (13/12). O chamado "imposto do cheque", abocanhava 0,38 % de cada movimentação bancária feita.

O governo diz que perdeu uma arrecadação de R$ 40 bilhões e agora "chora as pitangas". Por outro lado, R$ 40 bilhões a mais estarão nos bolsos das pessoas, aquecendo a economia.

Até acredito que boa parte do imposto estava sendo empregada em áreas de interesse (PAC, bolsa-família, saúde etc), porém é fato que esse imposto foi criado para ser provisório e destinado à saúde, até que o governo recuperasse as contas. O que não aconteceu.

Comparo o caso àquele cunhado/amigo que te pede um dinheiro "emprestado", ou então uma folha de cheque. O faz uma vez, duas, três e, sem que você perceba, ele já adicionou o extra ao "orçamento anual". Se você não disser não, de forma enérgica, mesmo ele alegando necessitar daquilo para itens essenciais, o sujeito nunca vai aprender a conseguir outras rendas.

Por isso fui contra a CPMF. O governo tem de aprender a gastar melhor, diminuir a corrupção e a sonegação.

Através do site Contra A CPMF (parece-me que saiu do ar), enviei o seguinte e-mail aos senadores, no dia 12/10:

Bom dia!

Como brasileiro sufocado por tantos impostos, peço aos excelentíssimos que votem contra a renovação da CPMF. Com certeza o governo tem condições de suprir essa "renda extra", seja através do combate a sonegação e a corrupção ou através do uso mais racional dos recursos financeiros.

Confio na consciência dos senhores e de que não vão esquecer de seus eleitores.
Obrigado.
Recebi apenas duas respostas, dos senadores Kátia Abreu (contra a CPMF) e Paulo Renato Paim (a favor). Os outros, me ignoraram por completo. Mesmo assim, foi uma experiência interessante e fiquei com o sentimento de "eu contribuí".

Talvez eles cortem gastos desnecessários, talvez o ano de 2008 seja mais "apertado", talvez criem outro imposto, ou aumentem os atuais. Eu não sei. Só sei que me senti vitorioso e espero que o governo tenha tirado uma boa lição de tudo isso.

Nenhum comentário: