quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Quando a fonte é a fonte dos problemas.

Outro dia fui procurar uma fonte para o meu teclado e achei uma genérica (daquela com vários encaixes e que permite mudar as voltagens manualmente). Como já havia usado uma daquele tipo no aparelho, resolvi comprar.
Só por curiosidade, resolvi testá-la num multímetro e, para meu espanto, as voltagens de saída não batiam com as indicadas na fonte. Diferença grande, algumas vezes acima de 2 volts, suficientes para estragar um aparelho.

Fui até a loja, troquei por outra, acreditando ser defeito daquela unidade. Grande engano! Apesar de ter diminuído, as diferenças de voltagens ainda existiam. Testei uma fonte antiga que tenho em casa, aparentemente menos vagabunda. Resultado: também havia diferença de voltagem, embora menor. Isso deve explicar porque o meu radinho começou a apresentar estranhos defeitos e agora não funciona mais à pilha.

Conclusão: essas fontes genéricas não merecem o nosso crédito e só servem pra estragar os aparelhos eletrônicos. Quanto mais barata ela for e mais menos qualidade nas partes plásticas apresentar, pode ter certeza que não terá qualidade interna também.

2 comentários:

Sony Santos disse...

Quando a bateria do multímetro está fraca ela pode acusar uma voltagem maior do que a real nas medições, pois usa a voltagem da bateria como base.

Alexandre S. Custódio disse...

Isso é verdade, mas não foi o caso.