segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A queda de um gigante

Dia 02 de dezembro de 2007 entrará para a história do Brasil como o dia do início da TV digital no país.

Mas isso, só lembraremos daqui a algum tempo. Durante as próximas semanas e até meses (e para muitos, durante o restante de seus dias), este domingo ficará marcado como o dia em que o Corinthians caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro.

Se merecia? Sim. O time, de péssima qualidade, não conseguiu sair do empate com o Grêmio, jogando na casa do adversário. Mas a queda não aconteceu ali. A queda foi construída, tijolo a tijolo, a cada ponto perdido, desde há muito tempo.

O time alvi-negro, que dependia só dele para continuar na elite do futebol, fechou um dos piores, senão o pior ano do Sport Club Corinthians Paulista: marcado do começo ao fim por denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro, má administração e incompetências diversas.

Quem não merecia isso é a nação corintiana, formada por mais de 30 milhões de torcedores, muitos já tão sofridos pelas dificuldades da própria vida. Sim, admito, temos péssimos exemplos de "elementos" que se fazem de torcedores, que tratam futebol com fanatismo, que querem lavar a honra do time com sangue. No entanto, não é deles que falo. Falo da grande maioria, de pessoas como eu, como você ou como o seu amigo ou parente próximo. Eles, nós não merecíamos.

Fico com o poema/declaração/desabafo do Toquinho:




"Ser corintiano é ir além de ser ou não ser o primeiro. Ser corintiano é ser
também um pouco mais brasileiro."

Nenhum comentário: